Uso da Colorimetria na maquiagem

Uso da Colorimetria na maquiagem

O uso correto das cores nas roupas, acessórios, maquiagem, tem o poder de fazer com que você pareça mais jovem, mais bonita e saudável além de disfarçar as imperfeições e suavizar a textura da pele. No entanto, o uso incorreto das cores podem fazer com que você aparente estar mais cansada, envelhecida e a pele fica amarelada ou acinzentada, ofuscando sua beleza.

No contexto da maquiagem, as cores quentes e frias são aplicadas dependendo do tipo de pele, que também pode ser classificada como pele quente, fria ou neutra.

 Pele Quente: Pele escura ou clara com tons amarelados, dourados ou alaranjados. Bronzeiam-se com facilidade ficando com tonalidade amarelada/dourada.

Pele fria: Pele escura com tons variados de azul ou verde-oliva. Peles claras, pálidas, com tons rosados, lilases e azuis fracos. As claras ou pálidas na exposição ao sol se queima facilmente, ficando avermelhada.

Neutro: Podem ser brancas ou negras, porém não se queimam facilmente ao sol. A maioria das pessoas se enquadram nessa categoria com uma mistura de cabelo e cor dos olhos que corre entre ambas temperaturas, quente e fria. Este tipo de pele combina com todos os tons de cores sem restrições.

 As peles quentes combinam melhor com as cores também quentes, como vermelhos, amarelos e laranjas enquanto as peles frias harmonizam com os tons frios, como nuances de azul e roxo.

A mais famosa classificação dos fototipos cutâneos é a escala Fitzpatrick, criada em 1976 pelo médico norte-americano Thomas B. Fitzpatrick. Ele classificou a pele em fototipos de um a seis, a partir da capacidade de cada pessoa em se bronzear, assim como, sensibilidade e vermelhidão quando exposta ao sol, sendo:

  1. Pele branca – sempre queima – nunca bronzeia – muito sensível ao sol;
  2. Pele branca – sempre queima – bronzeia muito pouco – sensível ao sol;
  3. Pele morena clara – queima (moderadamente)– bronzeia (moderadamente) – sensibilidade normal ao sol;
  4. Pele morena moderada – queima (pouco) – sempre bronzeia – sensibilidade normal ao Sol;
  5. Pele morena escura – queima (raramente) – sempre bronzeia – pouco sensível ao sol;
  6. Pele negra – nunca queima – totalmente pigmentada – insensível ao sol.

Técnicas para identificar seu subtom de pele:

Cor das veias: 

Em um local iluminado, de preferência um lugar com luz natural, observe a parte de dentro do seu antebraço, próximo ao pulso, preste atenção na cor das suas veias, se elas forem azuladas ou roxas seu subtom é frio, se forem esverdeadas ou marrons então seu subtom é quente, mas se você não conseguir distinguir entre o azulado e o esverdeado então provavelmente seu subtom é neutro.

NEUTRALIZAÇÃO DE CORES

Utilizar a cor oposta ao hematoma para neutralizar a mancha e logo após utilizar uma maquiagem cor da pele para cobrir totalmente.

Para realizar uma boa maquiagem corretiva, deve-se conhecer com
profundidade a teoria da cor e como eles reagem quando combinadas. Usar um produto neutralizador significa combater, a cor natural da lesão.

Um exemplo são as peles com edemas de cor vermelha, que podem ser neutralizados por um produto na cor verde, que é a cor complementar ao vermelho. Peles com edemas de cor roxa, que podem ser neutralizados por um produto na cor amarela, que é a cor complementar ao roxo.

Cor para neutralizarPatologiaCor do
corretivo
VermelhoEritema, psoriase,rosáceaVerde
AzulEmatomaLaranja
RoxoAngiomasAmarelo
MarromHiperpigmentação / MelasmaBranco
Branco/RosaCicatrizMarrom

Fonte: Benessere

  • Olheira Roxa ou azul (peles claras) – As olheiras arroxeadas ou puxadas para um tom azulado são causadas pelo acúmulo de vasinhos sob a região da pele fina que fica abaixo dos olhos ou pela má circulação sanguínea. O corretivo indicado neste caso é o de cor amarela, que irá neutralizar de forma harmoniosa as olheiras.
  •  Olheira Marrom (peles morenas) – As olheiras marrons podem ocorrer com mais frequência em peles morenas devido ao fato de possuírem maior teor de melanina na pele. Sendo assim, o corretivo em tom salmão irá disfarçar de forma sutil as manchas sem evidenciar o uso da maquiagem.
  •  Olheira Vermelha – As olheiras avermelhadas geralmente ocorrem devido ao aumento dos vasos sanguíneos na região. Neste caso, a cor indicada é o verde – na cartela de cores é a cor oposta à vermelha – que neutraliza de forma eficiente a indesejável marca de expressão.

Camuflagem

Outro método conhecido para a camuflagem é o dos contornos. Contorno, sombrear é criar disfarce e/ou profundidade como: Afinar o nariz, afinar as bochechas, criar ângulos com sombras para deixar o rosto mais harmônico ou disfarçar algo. Criar dimensões através do uso de luz e sombra.

Cores escuras fazem protuberâncias parecerem recuar, diminuir, afinar, enquanto as cores claras fazem depressões parecerem mais rasas, dão mais amplitude. Iluminação é criar luz nos pontos altos onde queremos dar destaques a algo, tudo o que queremos destacar, trazer para frente criando luz em pontos estratégicos.

Uma das principais lições da maquiagem consiste em aprender a evidenciar os pontos fortes e a cobrir os pontos fracos por meio de um jogo de “luz e sombra” feito com o uso de iluminador, base, corretivo, entre outros produtos.

Disfarces para olhos

Olhos pequenos: se você é dona de olhos pequenos, use uma sombra clara em toda a pálpebra móvel e marque os cantinhos externos com uma sombra mais escura;

Olhos grandes: na pálpebra superior, abuse das sombras claras. Já na parte inferior, passe um lápis escuro para dar a impressão de que os olhos são menores;

Olhos juntos: quando os olhos são juntinhos, o ideal é passar uma sombra clara na parte interna da pálpebra superior e uma mais escura na parte externa. Isso cria a ilusão de espaço;

Olhos separados: no canto interno da pálpebra superior, use uma sombra escura e na externa, clara. Esfume bem.

 Disfarces para o nariz

Nariz grande e largo: para afinar o nariz e reduzir seu tamanho visualmente, use uma sombra marrom-escura nas laterais. Esfume bastante para que não fique muito marcado;

Nariz chato: aposte no uso de uma sombra escura nas asas do nariz e nas narinas.

Este post tem um comentário

  1. Passe o corretivo amarelo em toda a regiao dos olhos. Se o tom resultante for cor de pele, a olheira e lilas ou marrom e o corretivo certo e o amarelo. Se ficar verde, a olheira e azulada e voce deve usar o coral para corrigir. Manchas de sol e de gravidez Quando tem cor alaranjada, sao corrigidas com o azul. Se forem marrons, a melhor opcao e o amarelo.  Cicatrizes Se forem de espinha, que tem cor marrom, a opcao e o corretivo amarelo. Se a cicatriz for brancam deve-se passar corretivo na cor coral.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho