Colorimetria

Colorimetria

A cor é relacionada com os diferentes comprimentos de onda do espectro eletromagnético. São percebidas pelas pessoas, em faixa específica (zona do visível – 400nm a 780nm)

Cores primárias e secundárias 

Cores Primárias: São as cores puras, o vermelho, amarelo e azul.

Cores secundárias: São aunião de duas cores primárias: laranja (amarelo e vermelho), verde (azul e amarelo), e roxo ou violeta (vermelho e azul).

Há muito tempo atrás, as cores primárias eram chamadas de “cores puras” porque não podiam se decompor em outras cores. É a partir delas que fazemos combinações para criar outras cores, que são chamadas de secundárias.

Ao contrário da cor primária, a cor secundária não é pura. Ela é feita com a combinação de cores primárias com a finalidade de formar novas cores.


Cor neutra e terciária

Além das cores primárias e secundárias, temos outras duas classificações das cores: as cores neutras e as cores terciárias.

As cores neutras são formadas basicamente pelo preto, branco e cinza e todas as possíveis tonalidades (claras e escuras) e intensidades (fracas e fortes) que formam, as mais comuns são o bege e o marrom.

O branco é considerado a soma de todas as cores e o preto é considerado a ausência de qualquer cor.

As cores terciárias são aquelas formadas pela mistura de uma cor primária e uma cor secundária, vermelho-arroxeado (vermelho e roxo), vermelho-alaranjado (vermelho e laranja), amarelo-alaranjado (amarelo e laranja), amarelo-esverdeado (amarelo e verde), azul-esverdeado (azul e verde), azul-arroxeado (azul e roxo).

 

Cores quentes e frias

 

Você sabia que as cores podem nos transmitir sensações? As cores quentes, por exemplo, nos transmitem uma sensação de calor. Já as cores frias, nos passam uma sensação de frio.

Cores quentes são aquelas associadas ao sol, como por exemplo o laranja, vermelho e amarelo. As cores quentes são dinâmicas e estimulantes como a luz do sol e o fogo. Sugerem vitalidade, alegria, excitação e movimento.

Cores frias são mais sérias e associadas a coisas como o gelo e a água. São as principais cores frias o azul, o roxo e o verde. As cores frias são calmantes, tranquilizantes, suaves e estáticas, como o gelo e a distância.

Cores quentes e Cores frias

Cores Análogas

As cores análogas são aquelas que estão próximas umas das outras dentro do círculo cromático. Note que cada uma das cores análogas compartilham uma mesma cor básica:

  • Azul (primária), azul-esverdeado (terciária) e azul-arroxeado (terciária).
  • Vermelho (primária), vermelho-arroxeado (terciária) e vermelho-alaranjado (terciária).
  • Amarelo (primária), amarelo-esverdeado (terciária) e amarelo-alaranjado (terciária).
  • Verde (secundária), azul-esverdeado (terciária) e amarelo-esverdeada (terciária).
  • Laranja (secundária), amarelo-alaranjado (terciária) e vermelho-alaranjado (terciária).
  • Violeta (secundária), vermelho-arroxeado (terciária) e azul-arroxeado (terciária).

Cores Complementares

As cores complementares estão do lado oposto. A partir disso, note que as cores primárias possuem uma cor secundária complementar, e vice-versa; enquanto as cores terciárias possuem outra cor terciária como complementar.

São complementares o azul (primária) e o laranja (secundária); o vermelho (primária) e o verde (secundária); amarelo (primária) e roxo (secundária).

O círculo cromático

O círculo cromático ou círculo de cores é composto por doze cores, três primárias, três secundárias e seis terciárias. De acordo com as características das cores, elas são classificadas em:

  • Cores Secundárias: verde (azul e amarelo), laranja (amarelo e vermelho) e roxo ou violeta (vermelho e azul).
  • Cores Terciárias: vermelho-arroxeado (vermelho e roxo), vermelho-alaranjado (vermelho e laranja), amarelo-alaranjado (amarelo e laranja), amarelo-esverdeado (amarelo e verde), azul-esverdeado (azul e verde), azul-arroxeado (azul e roxo).
  • Cores neutras: Preto, branco e cinza e todas as possíveis tonalidades (claras e escuras) e intensidades (fracas e fortes) que formam, as mais comuns são o bege e o marrom
  • Cores Quentes: vermelho, laranja, amarelo, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado e amarelo-alaranjado.
  • Cores Frias: azul, verde, violeta, vermelho-arroxeado, azul-arroxeado e azul-esverdeado.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho